sexta-feira, 24 de abril de 2009

Metodologia de avaliação de liderança do Great Place to Work

O Great Place to Work® é uma empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos e escritórios afiliados em diversos países do mundo.
Desde 1980 eles ouvem funcionários de diversas empresas e avaliam os empregadores para entender quais os fatores que tornam um ambiente de trabalho excelente. Um dos fundamentos para isso é a confiança entre liderança e liderados.
Abaixo estão alguns critérios para que o leitor possa analisar se as dimensões e áreas avaliadas também estão presentes em sua empresa.

A primeira dimensão avaliada é o nível de confiança, que se divide em cinco áreas:

Credibilidade – A forma como o funcionário vê seu líder, se ele é aberto e disponível, competente e ético, etc.

Respeito – Como o profissional se sente tratado por seu líder, como um ser humano ou um simples recurso.

Imparcialidade – Como os colaboradores veem as regras do jogo, por exemplo: se entendem as diferenças salariais e as promoções.

Orgulho – Apresenta-se como orgulho do trabalho que cada um faz, da equipe e empresa.
Camaradagem – A relação entre os funcionários, independentemente de hierarquia, o sentimento de colaboração e solidariedade.

Verificadas as áreas que compõem o nível de confiança, vamos avaliar a segunda dimensão, que se refere às práticas de gestão e divide-se em nove áreas:

Contratar e receber – As melhores empresas se dedicam minuciosamente aos processos de seleção de seus novos profissionais. Procuram indivíduos que, além das qualidades técnicas necessárias, possuam valores compatíveis com os da companhia e tenham atitudes adequadas à cultura da organização.

Inspirar – A forma como disseminam nas pessoas o sentimento de que são especiais e trabalham para uma instituição especial e única.
Falar – Falar a verdade, comunicar-se sempre e com muita abertura e sinceridade.
Ouvir – O processo de estar sempre atento ao que os colaboradores têm a dizer, sejam críticas ou sugestões.
Agradecer – O reconhecimento, seja ele material ou simbólico.

Desenvolver – O cuidado em desenvolver as pessoas, tanto profissional quanto pessoalmente.

Cuidar – O cuidar de cada funcionário como um indivíduo que possui sentimentos, problemas, alegrias e personalidade própria.

Celebrar – As melhores celebram muito todo tipo de conquista ou evento: novos clientes, fim de projetos, aniversários e muito mais.

Compartilhar – A demonstração final de que o lucro deve ser compartilhado não somente entre acionistas, mas entre todos aqueles que ajudaram a criá-lo.

Essas são políticas que você pode colocar em prática em sua empresa, não com o objetivo de fazer sua companhia ser reconhecida publicamente, mas tendo como metas principais deixar ainda mais felizes as pessoas que trabalham com você, aumentar a satisfação e o orgulho de seus colaboradores por fazerem parte de sua organização e maximizar os resultados de seu negócio. Essa última, no entanto, é mera consequência das primeiras.

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