domingo, 3 de maio de 2009

Conceito de Inovação adotado pelo PRIME e outras fontes de Financiamento

“é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente"

Mas afinal: o que é inovação?

Se formos considerar o dicionário, podemos encontrar:

“Ato de inovar; inserir novidades” Dicionário Aurélio

i.no.va.çãosf (lat innovatione) 1. Ato ou efeito de inovar. 2. Coisa introduzida de novo. 3. Renovação. Dicionário Michaelis

Lideranças dos negócios também buscaram construir definições para o termo. Peter Druker definiu inovação como “o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente"

Um artigo em português, sobre o mesmo tema, de Dórian L. Bachmann a e Jully Heverly Destefani também traz luz sobre a inovação em pequenas empresas.

Mas que tipo de inovação as políticas do governo estão dispostas a apoiar por meio de mecanismos de subvenção?

"Inovações Tecnológicas em Produtos e Processos (TPP) compreendem as implantações de produtos e processos tecnologicamente novos e melhorias tecnológicas substanciais em produtos e processos. Uma inovação TPP é considerada implantada se tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto) ou usada no processo de produção (inovação de processo). Uma inovação TPP envolve uma série de atividades científicas,tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais. Uma empresa inovadora em TPP é uma empresa que tenha implantado produtos ou processos tecnologicamente novos ou com substancial melhoria tecnológica durante o período em análise." - Manual de Oslo.

Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. LEI No 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.

Nenhum comentário: