quinta-feira, 2 de abril de 2009

Literatura sobre o desafio de lançar uma Spin-off

Estou procurando um livro. Aceito sugestões de leituras sobre o lançamento de spin-offs no Brasil. Ontem me recomendaram uma publicação que embora só tenha passado o olho superficialmente no Google Books, já vi que pode me trazer algumas respostas. Trata-se do livro Estratégias Competitivas Para Pequenas E Médias Empresas de Tecnologia, escrito pelo Dr. Antonio Valerio Netto e publicado pela Editora Quatilymark.
Valerio Netto é pesquisador associado ao ParqTec de São Carlos (SP) e sócio-proprietário da Cientistas Associados, uma empresa desenvolve soluções para empresas nos ramos de software e hardware bem como presta consultoria e treinamento especializado.
Ao ler trechos de seu livro no Google, logo me lembrei da cartilha Starting a Spin-out Company da Isis Innovation. Lançar uma empresa de base tecnológica é um grande desafio, para poucos, independente do lugar.
DECIDING WHETHER TO START A SPIN-OUT

Setting up a Spin-out is a stressful activity and will distract you from your research. You will need to work with business managers and investors whose objectives may be different from your own.

Not all research is suited to becoming the platform for a new business. You need evaluate the
business opportunities arising from your research.

Business and management skills will be needed for the spinning out, as well as running the
subsequent business. Therefore it is important to identify a source of these early on.
If you intend to remain an employee of the University, you will need various consents from the
University to participate in a spin-out. The University will not generally give permission for its
employees to take executive directorships in spinout companies. Therefore, if you take a directorship it should be non-executive. Also, some funding agencies do not allow researchers to be directors.

There are potentially onerous legal responsibilities attached to being a director of a limited company.

Before deciding to spin out you must understand these, and decide whether the benefit is worth the potential risk.

THIS IS WHAT YOU DO: Decide what the company is to do, what is it going to sell, where is it going to get it, who is it going to sell to and how? Decide on who is going to own the company, decide on who is going to work in it, what funding will be needed, and where will it come from?
A SUCCESSFUL SPIN-OUT REQUIRES:
· Time - which you may prefer to spend on research
· Skills and Resources – which are not generally available in universities
· Mundane Work - which you may prefer not to do (printing, stationery, premises,
insurance, many meetings etc.)
· A Measure of Luck.
Ambas publicações mostram que estabelecer uma empresa de base tecnológica (EBT) não é tarefa fácil.
Valerio Netto em sua obra comenta que “Isso requer de seu fundador ou fundadores um profundo conhecimento técnico da área de atuação, atrelado ao entendimento de como atingir o seu alvo. Trata-se de um sistema dinâmico devido a sua necessidade de estar a todo o momento se reinventando e renovando para permanecer no mercado”.

Um comentário:

Millor Machado disse...

Daniel,
Recomendo uma dissertação da GV sobre crescimento acelerado em Startups.
Ela foi escrita por um ex-aluno da Unicamp que fundou a Compera. Ele cresceu bem rápido a Compera e inclusive conseguiu investimento de Venture Capital.

Link

Abraços!