segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Aula: Prof. Frederic Chartier

Hoje as aulas começaram à tarde em função do Larbor Day aqui nos EUA. Dessa forma, as aulas começaram às 13:00h. Foi uma manhã bem tranquila após minha visita à New York ontem. Aproveitei para lavar a roupa e por algumas leituras em dia.

Em sua aula o Prof. Chartier abordou aspectos relacionados ao Empreendedorismo em um ambiente gobalizado. Entre esses aspectos ele começou relacionando alguns riscos como os culturais, econômicos, industriais e de mercado. Foram discutidos alguns aspectos relacionados à aspectos populacionais e demográficos de países como Brasil, China e Russia. Foi interessante observar que as características macro de um país estrangeiro podem de fato oferecer algum indicador de que tipos de demandas esse país pode apresentar enquanto mercado consumidor. O texto discutido foi o Strategies That Fit Emerging Markets da Harvard Business Review de junho de 2005.

Por outro lado esses indicadores apresentam limitações como falta de detalhamento sobre o sistema social e político (como os poderes estão distribuidos entre o governo central, os estados e o municípios? As leis protegem efetivamente os negócios?); Abertura para investimentos (existem restríções do governo para investimentos estrangeiros? Quais são os procedimentos para o lançamento de novos negócios? Existem restrições para "repatriação" dos lucros?); Mercado para os produtos (é possível obter dados confiáveis sobre as preferencias dos consumidores? Existe uma rede de fornecedores? A infraestrutura de logística é razoável?; Mercado de Trabalho (existe mão de obra qualificada? existe uma perspectiva de fornecimento de mão-de-obra? qual é o custo?) e Mercado de Capitais (os bancos são ageis? os indicadores gerados pelas empresas são confiáveis?)

Como problemas apontados para a atração de investimentos no Brasil foram apresentados problemas bem conhecidos por nós brasileiros: extensão territorial, gargalos logísticos, focos de corrupção e burocracia.

Para saber mais: Veja a definição de Risco Político na Wikipedia

Na segunda parte da aula foram apontadas as fontes de risco de . Uma boa literatura para esse assunto é o artigo How is foreign exchange risk managed? An empirical study applied to two Swiss Companies .

De princípio foi necessário pesquisar um pouco para compreender alguns conceitos simples. Um desses conceitos foi a fórmula de Taxa de juro a prazo (forward interest rate), essa expressão, traduzida para o português como taxa de juro a termo, taxa de juro forward ou taxa forward, (forward rate) é uma taxa de juro fixada no presente para um empréstimo a concretizar numa determinada data futura. A fórmula é explicada abaixo.

F=(home/foreing)t=S(home/foreign)*[(1+rh)^t/(1+rf)^rt

F(MXN/USD)=10.50 x (1.075)^1/12 / (1.055)^1/12 = 1048

Para entender outros aspectos tive que recorrer ao Google onde tive a oportunidade de ler o material do Prof. José Alfredo A. Leite, que leciona a disciplina Comércio e Finanças Internacionais, FORWARD RATE AGREEMENT. Uma calculadora realizar esse tipo de cálculo está em http://www.montegodata.co.uk/Consult/FX/fxforward.htm

Nenhum comentário: