Marketing is process to buying customers...
Hoje estamos tendo uma aula excelente ministrada pelo Prof. Bob Caspe. Bob atuou como CEO em diversas pequenas e médias empresas em áreas como equipamentos médicos, machine vision (ou Sistemas de visão), artes gráficas, fotojornalismo e eletrônicos. Essas empresas foram desenvolvidas e se desenvolveram sob a liderança de Bob que possui formação em engenharia elétrica mas possui background em software e hardware design. Após a sua aposentadoria (voluntária) ele resolveu lecionar em Babson onde é responsável pela disciplina "Entrepreneurial Marketing" para a graduação. Dessa vez estamos tendo a oportunidade de conhecer alguns conceitos de marketing para empreendedores. Além de ser apreciador do Marketing Direto o cara é fissurado por audiovisual. Sua explicação "Faça porque isso pode auxiliar a reter a atenção do investidor e do consumidor". De fato concordo com ele. Hoje a produção de um vídeo é muito mais simples que há 10 anos atrás. Várias cidades no interior de São Paulo possuem Tv's comunitárias ou educativas.
Bob nos mostrou que nos EUA o custo de produzir e veicular um comercial na TV caiu muito. Veja só. O site http://www.spotrunner.com/ oferece propagandas prontas onde se pode fazer pequenas customizações por meio da inserção de imagens com informações pessoais e logos. Um comercial pronto para uma televisão local pode ser comprado por US$ 499,00! Não acredita? clique para ver as opções de comerciais associados a "pizza" aqui. Segundo ele é possível comprar espaços nas tvs locais por até US$ 1,00 o minuto.
Em sua disciplina Bob apresenta encoraja seus alunos a trabalharem com o audiovisual. Um exemplo é o do produto Chews Better - Orange Citrus cujo vídeo está abaixo.
O caso do "Sabra Guerrilla" é uma outra experiência interessante dos alunos de Babson. Trata-se de um projeto de fornecer um prato típico israelense (hummus) pronto para consumir.
Qual é o maior problema para um aspirante a empreendedor? Resposta: o medo. Que medo? O de não dar certo.
Pessoalmente penso que nem sempre é bom irmos pelo ímpeto, mas não discordo que estar em movimento, estar produzindo é melhor do que não fazer nada pensando no potencial fracasso.É de fato uma questão de princípios, de querer fazer mais da própria vida, de querer explorar as possibilidades. Toda a vivência traz uma oportunidade de aprendizado. A questão é saber o quanto esse aprendizado pode ser essencial para a nossa sobrevivência e prosperidade.
Pessoas que falham nos negócios ou em um emprego por terem sido ousadas trazem não só o fracasso. Podem carregar consigo uma experiência de luta e de superação.
Nessa hora Bob nos passa um filme de 10'' onde aparece o ex-presidente Franklin D. Roosevelt declamando a memorável frase “Only Thing We Have to Fear Is Fear Itself”. Apesar de me lembrar do contexto que ele soltou essa partícula de sabedoria, e de saber da gravidade do momento, a primeira coisa que me veio a cabeça foi o quadro "Great Moments in Presidential Speeches" do David Letterman. Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir o Late Show, o apresentador celebra as cristalinas intervenções verbais do presidente Bush (filho).
O Jô Soares copiou bem esse programa mas poderia ter tropicalizado esse quadro usando como protagonista o "companheiro".
Qual é o segundo maior problema?
Resposta: quem comprará o seu produto ou serviço?
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