domingo, 9 de julho de 2023

Quais são os pensamentos inúteis e como se livrar deles?

Este é um artigo diferente, em que o colunista dialoga e se manifesta sobre outro artigo, já escrito e divulgado na rede. Meu parceiro neste texto é James Altucher, investidor, programador, empreendedor e autor de seis livros. O texto original foi publicado no site TechCrunch.com no dia 3 de dezembro e, como é praxe na rede, lá ficou por algumas horas e foi-se, no caminho inevitável dos textos perdidos.

O título da matéria de Altucher era exatamente o título acima, e seu objetivo era listar o que ele chama de “pensamentos inúteis”, que devem ser sempre evitados por quem quer dedicar a vida ao sucesso. Aí vão, portanto, comentados e ampliados, Dez Caminhos (ou Não Caminhos) para o Sucesso. Altucher começa falando de sua vida:

Quando me separei de minha ex-mulher, em novembro de 2008, minha vida foi ao chão. Eram os tempos da crise financeira (como se os de hoje não fossem!), eu estava sozinho e passava as noites em hotéis baratos, enquanto o mundo caía à minha volta. Fechei uma startup que acabara de começar. Por quê ? Não sei, a ideia daquele site ainda é uma boa ideia, mas eu estava focado apenas na minha negatividade.

Nos anos anteriores, havia perdido a chance de investir no Google e no Foursquare. Eu perdi, eu me equivoquei, eu sofri, eu chorei. Todos nós temos sempre muito a lamentar. Que desperdício! Sei que é muito difícil passar a maior parte de um dia sem irritação, medo ou ansiedade, principalmente quando você começa um novo negócio. Eu quero ser sempre produtivo, saudável e feliz, mas reconheço que muitas vezes 80% dos meus pensamentos são negativos, inúteis. Resolvi então listar nove (na versão deste colunista mais um foi acrescentado) filtros que podemos usar para evitar pensamentos negativos. Aí vão eles:

1. Pensamentos pessimistas: julgar-se de maneira implacável é um deles, ou assumir que não somos bons em alguma coisa que nem tentamos. Julgar os outros de maneira implacável também é um equívoco e, na maioria das vezes, este é um julgamento não baseado na realidade, mas sim no meu desejo de ser o melhor. É sem dúvida um pensamento inútil.

2. Vícios: eles começam quando eu acordo, bem cedo. Quem me irritou tanto ontem? Será que estou bem quando me olho no espelho? Quando olho a foto de Larry Page numa revista, me sinto ridículo. Nenhum desses pensamentos me coloca mais próximo da felicidade ou do sucesso. Quem sabe pensar em comer um waffle no almoço ou fazer mais sexo pode ser melhor?

3. Perfeccionismo e vergonha: eu quero fazer mais dinheiro, eu quero que meus filhos me amem, eu quero uma mansão, eu quero ser famoso. Eu quero, eu quero, eu quero. Passamos a vida pensando em objetivos. E, se não os alcançamos, o que somos? O perfeccionismo é uma muleta, útil para explicar o fracasso, ou é isso ou nada. Se não alcançamos o destino imaginado, a vergonha passa a fazer parte da vida. Porque, quando eu tinha 10 milhões de dólares, eu queria 100. E com os 100, ainda me achava imperfeito, desamado, bom, mas não o suficiente, e, claro, continuava a ter ao meu lado, ou dentro de mim, vergonha e sensação de inutilidade em tudo que fazia.

Pensamentos perfeccionistas não são apenas inúteis, são destrutivos.

4. Ciúmes: são destrutivos e inúteis. Por que fulano vendeu sua empresa por 80 milhões e eu ainda trabalho como escravo para um escroque idiota e já estou chegando aos 30 anos? Este é um pensamento que o puxa para baixo, fazendo com que você viva menos do que pode. Quando você achar que só tem aspectos positivos e puros, pare e pense: e se não for assim, quem exatamente é você no fundo de sua alma e desejos? E se você não for exatamente quem pensa que é, quando tem o outro como referência? Ciúmes em geral lhe roubam criatividade, sinceridade,inovação e invenção.

5. Dores: qualquer lembrança histórica pode ser histérica. Dores que fazem parte do passado devem lá ficar. Evite sempre pensamentos dolorosos. Não somos santos e não viveremos nunca em dores e santidade.

6. Medo: tudo muda, logo logo eu envelhecerei ou, quem sabe, agora mesmo, vou falhar em algo que estou fazendo . Quem sabe um dia minha mulher Cláudia venha a me odiar (espero que não). É possível que meus filhos me odeiem. Já vi isso acontecer em muitas famílias de muitos modos, e o trabalho e o dinheiro quase sempre estão envolvidos nesses sentimentos. O medo do futuro é tão doloroso quanto as dores do passado. Cada um deles deve ser deixado em seus respectivos spam boxes mentais. Algumas pessoas vivem a vida como se hoje fosse seu último dia. Faça ao contrário, viva cada dia como se fosse o primeiro. Sempre um novo começo, tempo para o novo e para renovação da confiança.

7. Obsessão: possivelmente o maior destruidor de vidas e do tempo. Obsessão por pessoas, temas e adversários. Quando alguém está aborrecido comigo, simplesmente não aceito essa ideia. Tenho de provar que estou certo, que o outro, este sim, está, como sempre, errado. Não posso imaginar como e por que mereço esse tratamento humilhante. Eu estou certo! Não há dúvida!!

8. Tristeza: não quero dizer que tristeza é um sentimento “ruim”. Há muitos motivos na vida para vivermos e vivenciarmos tristezas. Mas certas pessoas se utilizam da tristeza para viver, até que isso se transforma num vício, numa desculpa para serem pessimistas profissionais. A felicidade é um caminho muito amplo e às vezes nos amedronta. A tristeza nos mantém dentro de nossas fronteiras, e essas fronteiras se transformam nas muralhas onde vive e prospera o pessimismo. O pessimismo é uma maneira de dizer a você mesmo: viva com pouco, arrisque pouco, pense pouco, viva pouco.

9. Viver uma vida útil: se você puser em prática o uso desses nove filtros, você usará seu cérebro e seus instintos de maneira a aprimorar os seguintes aspectos:

A) Nossa mente mais rapidamente se acostumará a perceber quando tem pensamentos inúteis.

B) Sua negatividade é uma rocha que às vezes se erode facilmente, às vezes, não.

C) Quando temos mais tempo para pensamentos positivos, aumentamos a produtividade, a simplicidade, a felicidade e a liberdade.

D) Nem todos os pensamentos inúteis são realmente inúteis. Não faça disso um credo ou uma certeza, apenas considere essa hipótese.

10. Finalmente o décimo mandamento, que vem ao mundo pelas mãos de Altucher e do cronista que vos fala: não acredite nunca plenamente e ordenadamente em qualquer ideia, nem mesmo nesta que acaba de lhe custar dez minutos de sua vida. Repense o que dissemos, reelabore e reflita sempre. Se você passar o restante de sua vida pensando apenas em espantar pensamentos inúteis, isso será também um pensamento inútil e poderá se transformar num pânico obsessivo. Viva e deixe viver, e os 500% de produtividade em breve estarão no seu colo, de uma forma ou de outra.

Boas festas e um produtivo e impecável 2012.

Nenhum comentário: