sáb, 01/05/10 por Daniella Cornachione - Blog Trabalho & Vida - Revista Época
O site “10,000 Words – where journalism and technology meet” (”10 mil palavras – onde jornalismo e tecnologia se encontram”) publicou uma lista com “8 coisas que um estudante de jornalismo deveria fazer antes de se formar”. Reformulei um pouco as dicas para que estudantes de comunicação em geral e de outras áreas achem os conselhos úteis. Confira:
1) Crie um portfólio online
Trabalhos feitos para a faculdade e para o estágio podem ser reunidos num portfólio online. Vale postar texto, imagem, vídeo, som… Tudo o que você ache interessante e útil para mostrar quais são suas habilidades. Currículo, redes sociais das quais participa e contato também precisam estar lá. Eu criei um portfólio online durante uma disciplina de Novas Mídias na faculdade, no ano passado. Usei a ferramenta www.webs.com, mas fazer em formato de blog também serve e é mais fácil.
2) Faça um blog
OK, a blogosfera já está sobrecarregada e talvez você não tenha leitores. Mas não devem ser essas as suas preocupações. O site “10,000 words” recomenda: “você deveria estar ‘blogando’ desde o primeiro dia que pisou no campus”. O blog serve para você treinar a forma como pesquisa e como se expressa. Não vale fazer do blog um diário online. O ideal seria procurar um tema interessante e útil, e blogar a respeito.
3) Mantenha contato
Acostume-se, desde cedo, a pedir dados para contato quando achar que alguém é profissionalmente interessante. Comece logo a organizar cartões de apresentação, e-mails e telefones, para poder facilmente entrar em contato. Se eles não quiserem falar com você, sem problema. Se eles quiserem, podem ser contatos valiosos.
4) Troque o seu guarda-roupa
Ok, esta dica talvez incomode, mas você entende rapidamente quanto é necessário vestir roupas mais “sérias” em determinados ambientes (mesmo entre profissionais de comunicação, que costumam ter mais liberdade no ambiente de trabalho). Segundo o site “10,000 words”, suas roupas devem dizer: “Sim, eu sou formado”.
5) Limpe os seus perfis nas redes sociais
Lembra-se daquelas comunidades rebeldes no Orkut falando mal de um monte de coisa? E as besteiras ditas no Twitter? Pois é, elas não contam pontos para você numa seleção de emprego e podem atrapalhar durante muito tempo. Especialmente as posições ofensivas e incoerentes.
6) Converse com os professores
Os professores ativos no mercado podem ajudar a encontrar trabalho. Mas isso só funciona se você tiver sido bom aluno, claro.
7) Junte-se aos outros alunos
Sem falar na importância de cultivar amizades, os colegas de faculdade hoje podem ser amanhã sócios, parceiros, clientes, empregadores.
8 ) Faça estágio
Se a faculdade não for integral e houver oportunidades de estágio, não as deixe passar. É uma experiência importante tanto como preparação para a vida profissional como para decidir se você está na carreira certa.
9) Tenha um plano B
É desanimador ouvir que você pode nunca trabalhar na área que pensava. Mas é preciso ter um plano B. Pense nas suas aptidões e interesses e lembre-se que um curso pode se desdobrar em muitas possíveis carreiras, e cada carreira em muitos possíveis tipos de trabalho.
Em outros posts, vou reunir conselhos para estudantes de outras áreas. E você, tem uma dica para dar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário