Video interesssantíssimo para quem deseja compreender e ensinar melhor à geração Y, também referida como millennials ou Geração da Internet. Essa turma nasceu após 1980 até meados da década de 1990.
O mundo 2.0 está aí, ele ficou mais rápido, complexo e enigmático. Como ensinar melhor? Como descobrir anseios e atender as expectativas de uma geração tão diferente das demais?
O video abaixo conta algumas características da parcela desses jovens que frequentam hoje cursos de graduação e pós-graduação. Observe o que eles pensam das práticas atuais de nosso modelo educacional.
Abaixo uma entrevista de Bruce Tulgan, 42, publicada na Galileu. Bruce fundou uma consultoria e se dedica a estudar os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Seu último livro, Not Everyone Gets a Trophy: How to Manage Generation Y (Nem todo mundo ganha um troféu: como lidar com a geração Y, ainda sem edição brasileira), traça um perfil dessa nova geração.
* É lenda urbana ou de fato esses jovens não respeitam os superiores?
Tulgan: A geração Y respeita seus superiores, mas não cede de uma hora para outra. Ela não vê as relações em termos hierárquicos. O que eles querem dos chefes é oportunidade de aprendizado, responsabilidades e chances de melhorar o que fazem. Eles querem se afirmar e estão à vontade com os mais velhos - às vezes até um pouco à vontade demais.
* Isso é porque eles nasceram no que você chama de "década da criança"?
Tulgan: Talvez. Essa geração foi superprotegida, educada em uma época em que valorizar a auto-estima e fazer as crianças se sentirem bem era a linha dominante. O resultado foi a criação de uma mentalidade que é uma fonte inesgotável de energia, entusiasmo e inovação que, se não for bem conduzida, pode causar muitos problemas.
* E isso fez com que eles se tornassem mais individualistas?
Tulgan: Mesmo sendo altamente individualistas e focados nas próprias recompensas, têm uma profunda consciência social, preocupação com o meio ambiente e com os direitos humanos. A maioria tem valores morais muito fortes e tentam viver por eles.
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