quinta-feira, 25 de junho de 2009

Brasileiro é criativo? Talvez não

O consultor Paulo Benetti, da empresa Inteligência Natural, que integra a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, derruba o velho mito de que brasileiro é criativo por natureza. O que inibe a criatividade, segundo Benetti, é o fato de o país ser autocrático, ou seja, aqui tudo vem "de cima": do chefe, do líder, do presidente. Como as empresas são extremamente hierarquizadas e os funcionários trabalham sob normas quase inflexíveis, a inovação é praticamente impossível. O resultado é a acomodação. Então, fica a pergunta: como criar um ambiente aberto à inovação?
Veja algumas ideias de Benetti:

- Frequentemente ouvimos que o brasileiro, famoso por seu "jeitinho", é uma pessoa criativa. Por outro lado, quando promovo encontros em empresas, o que mais escuto das pessoas são queixas sobre o fato de que elas não se sentem pessoas criativas. O fato é que em praticamente todos os países pobres acredita-se que o povo "é criativo", mas essa afirmação não se comprova na prática. Basta ver o número de patentes registradas no Brasil todos os anos, comparativamente a países como Estados Unidos ou muitos outros asiáticos.

- A criatividade está em todos nós, mas precisa ser estimulada. É importante que as empresas percebam que a inovação, a criatividade dependem não apenas das pessoas, mas também de um ambiente que as estimule, de processos que as viabilizem e da sua materialização em um resultado, um produto, uma ação.

- Notamos que as empresas criativas, inovadoras, trazem isso em seu DNA. Elas não têm problema algum para inovar, sabem como fazê-lo. Sua maior dificuldade está somente em encontrar uma boa ideia.

- O tema da inovação afeta, diretamente, as áreas de recursos humanos, pois cabe a elas criar o ambiente ideal, que vai favorecer a criatividade. Isso passa pela revisão de modelos de gestão de pessoas e é algo que demanda tempo, perseverança e, acima de tudo, vontade de ser inovador.

Benetti é autor de um dos artigos do livro Da criatividade à inovação, que será lançado pela Editora Papirus, e participará do 35° Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, em agosto.

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