terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sete atitudes para sufocar a criatividade de sua equipe

Por meio de suas atitudes os gerentes conservadores e acomodados podem enviar diariamente poderosas mensagens que inibem a criatividade de seus colaboradores e sufocam as iniciativas de inovação dos processos, produtos e serviços aos clientes. Eis algumas das mais nocivas:

- Olhe cada nova idéia de sua equipe com suspeita. Primeiro porque elas são novas, segundo porque elas vêm de baixo.

- Trate a identificação de problemas como um sinal de fracasso, algo que deve ser mantido escondido. Desencoraje qualquer discussão sobre as coisas que não funcionam e precisam ser melhoradas.

- Mantenha tudo sobre o seu estrito controle e deixe claro que você é a única pessoa que pode pensar.

- Expresse suas críticas com rispidez e seja impaciente com as sugestões de seus colaboradores.

Ao invés de analisar e discutir as idéias que lhe são apresentadas, submeta-as às críticas de outros departamentos ou comitês. Isto o dispensará de tomar decisões, pois você considerará somente as idéias sobreviventes, se houver alguma.

Mantenha sua equipe desinformada sobre os objetivos estratégicos e os grandes desafios da empresa. Assim, eles se manterão acomodados e despreocupados, sem aborrecê-lo com perguntas e sugestões.

Acima de tudo, nunca se esqueça que você, como membro da alta gerência, já conhece tudo de importante neste negócio. Você não precisa que lhe digam o que pode ser mudado nem como ou quando. (Fonte: Criatividade Aplicada)

http://criatividadeaplicada.com/2008/11/30/sete-atitudes-para-sufocar-a-criatividade-de-sua-equipe/

Nenhum comentário: