sábado, 6 de dezembro de 2008

Gerações de inovação tecnologica na educação à distância

Resolvi postar um vídeo muito interessante que aborda a evolução educação à distância (EaD ou teleducação) e as respectivas gerações de inovações tecnológicas.

Muitas pessoas pensam que a EaD é recente, mas na verdade não é. Os primeiros relatos da EaD são da Grécia antiga quando a correspondência evoluiu bastante. Mas segundo Lobo Neto (1995), um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".No decorrer da sua história, a EaD foi recebendo as contribuições de várias tecnlogias até se apresentar no que entendemos hoje como e-learning.

Para diferenciar as coisas podemos definir Educação à distância - EaD como uma prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de fazer educação, e de se democratizar o conhecimento. (PRETI, 1996).

Já o E-learnig é toda iniciativa de formação à distância, em qualquer nível de ensino formal ou informal mediatizada pela Internet. (GUAREZI, 2004).

O video abaixo relata muito bem a evolução, desde a carta até a internet.

Nenhum comentário: