Fonte: Confrapar e http://www.planodenegocios.com.br/
O Sumário Executivo é a principal seção de seu Plano de Negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na seqüência, preparando o leitor e atraindo o mesmo para uma leitura com mais atenção e interesse.
Embora o Sumário Executivo apareça no início do Plano de Negócios, deve ser a última coisa a ser escrita durante a elaboração do plano. É muito mais eficiente e coerente escrever uma síntese depois de se preparar o texto básico desta síntese.
Deve conter todas as informações chaves do Plano de Negócios em não mais que 2 páginas (no caso do plano completo) ou no máximo 1 página (plano resumido). Os melhores Planos de Negócios são aqueles mais objetivos e seu Sumário Executivo deve seguir esta regra, contemplando a essência do plano em uma única página.
Para auxiliar na preparação do Sumário Executivo, procure responder às seguintes perguntas:
O quê?
Ex.: Qual o propósito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual é seu produto/serviço?
Onde?
Ex.: Onde sua empresa (empresa) está localizada? Onde está seu mercado/clientes?
Por quê?
Ex.: Porque você precisa do dinheiro requisitado?
Como?
Ex.: Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como está a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos 3 anos etc.)?
Quanto?
Ex.: De quanto dinheiro você necessita? Como se dará o retorno sobre o investimento?
Quando?
Ex.: Quando seu negócio foi criado? Quando você precisa dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido?
Abaixo um video da Confrapar sobre como estruturar um Sumário Executivo eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário