terça-feira, 28 de julho de 2009

Algodão colorido da Paraíba busca registro no INPI


Fonte: www.inpi.gov.br

Ao iniciar o processo de indicação geográfica no INPI nesta segunda-feira, dia 27 de julho de 2009, os responsáveis pelo algodão colorido da Paraíba apresentaram mais do que um produto diferenciado (e colorido naturalmente): a idéia é aliar os aspectos ecológico, social e regional na produção de roupas e acessórios. E eles ainda possuem uma vantagem: o produto é antialérgico, pois os tecidos não precisam ser tingidos.

A certificação daria um impulso extra aos produtos têxteis feitos com o algodão colorido naturalmente, já vendidos em 150 locais no Brasil e 11 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Itália e Austrália.

- Com a IG, pretendemos estimular a economia local e resgatar a memória da Paraíba na produção do algodão, mas com um olhar diferenciado, incluindo as preocupações social e ecológico – comentou Maysa Gadelha, diretora da Coopnatural, a cooperativa responsável pelos produtos com algodão colorido.

Por sinal, toda a cadeia produtiva está organizada no sistema de cooperativa. Cerca de 230 famílias em 25 cidades da Paraíba cultivam o algodão, cuja cor se deve à genética deste produto tradicional no estado nordestino. A venda do algodão gera mais de R$ 420 mil em renda para as famílias a cada ano.

Vale lembrar que toda a produção é feita sem agrotóxicos, o que garante o aspecto ecológico. A capacitação técnica dos envolvidos e a geração de renda asseguram o caráter social ao projeto. Finalmente, a expansão do negócio contribui para retomar a tradição da Paraíba na produção de algodão: a região de Campina Grande já chegou a ser a segunda maior exportadora mundial do produto.

- Mais de 80% das terras do estado já foram ocupadas pelo algodão, mas este percentual caiu para 50%. E nada substituiu a força econômica do produto na Paraíba – analisou Maysa Gadelha.
A partir de agora, o pedido será analisado pela Coordenação-Geral de Outros Registros, da Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros do INPI. A coordenadora-geral da área, Maria Alice Calliari, festeja o interesse crescente pela IG (este é o quarto pedido em 2009, mesmo número de 2008 inteiro) e ressalta seu diferencial:

- A indicação geográfica é fundamental para a valorização dos produtos regionais e para a busca de novos mercados – disse.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Prêmio As Empresas mais Inovadoras do Brasil

Fonte: Época NEGÓCIOS

Políticos, pesquisadores, cientistas, intelectuais e inovadores reuniram-se na noite desta terça-feira (07/07) na entrega do prêmio As Empresas mais Inovadoras do Brasil, da revista Época NEGÓCIOS. A vencedora dessa primeira edição foi a empresa Chemtech.


Nikola Tesla foi um empreendedor?

"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles (Marconi e J.P. Morgan), mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim." ( Nikola Tesla - sobre a disputa dos direitos de patente que viabilizaram a transmissão a rádio)

Hoje, dez de julho, é a data do nascimento de Nikola Tesla. Se estivesse em carne e osso entre nós, seu bolo de aniversário teria 153 velinhas.

Tesla foi tema da nossa reunião da semana passada quando tivemos a oportunidade de assistir o documentário da PBS "Tesla, Master of Lightning". Após assistir o documentário particularmente reconheço que esse homem, apesar de seu lado excêntrico, "inventor orgulhoso" sobressair excessivamente em alguns momentos, foi sim um grande empreendedor, social.

Tesla desejava acima de tudo abreviar o processo de popularização do acesso à energia elétrica e conseguiu. Como inventor sua relação de pedidos de patentes fala por si só. Uma característica marcante foi o que entendemos hoje como responsabilidade social. Tesla (apesar do risco de algumas de suas experiências) acreditava e trabalhava por uma sociedade democrática, sem conflitos armados, aberta às novas idéias, empreendedora, guiada pelo conhecimento e geradora de inovação.

Para quem não teve a oportunidade de assistir "Tesla, Master of Lightning" fica para outra oportunidade. Abaixo um episódio de Maravilhas Modernas (History Channel) que foi dedicado ao inventor.


E o que você pensa? Tesla foi um empreendedor ou um homem obstinado em ser reconhecido com gênio?

domingo, 5 de julho de 2009

A história da L'Occitane

Fonte: Mundo S/A

A última edição do Mundo S/A superou minhas expectativas. Além de trazer uma história de empreendedorismo singular a descrição do ciclo de vida desse empreendimento não poderia ter sido mais didática.

A L'Occitane en Provence é uma empresa de cosméticos francesa, criada em 1976 por Olivier Baussan que por sua vez, desejava ciar uma empresa que celebrasse e preservasse as tradições de sua terra natal, Provence. L’Occitane significa “a mulher da Occitania”.

A empresa, em seu processo de desenvolvimento de produtos, não deixou de atentar para novas possibilidades. Um exemplo foi a criação da L'Occitane do Brasil que gerou uma interessante linha de filtros solares 100% naturais e cujas matérias-primas além de brasileiras são oriundas de métodos de produção alternativo: Buriti, Cupuaçu e Castanha do Pará.

Infelizmente o video online desta matéria foi retirado do ar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Como fazer reuniões eficientes?

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Torne as reuniões obrigatórias a todos
Mesmo os mais quietos e improváveis funcionários podem contribuir de maneira interessante se você instituir que as reuniões são obrigatórias. O empreendedor deve ser delicado, mas firme ao informar aos funcionários que eles não podem faltar ao encontro.

Diversifique os participantes
As reuniões são mais ricas quando são tratados diversos assuntos, perspectivas e ideias. Colocar funcionários de áreas distintas no mesmo ambiente promove uma variedade de temas e coloca todos em sintonia com o objetivo da empresa.

Faça um concurso pela melhor ideia
Se você optar pela competição, faça com regras claras, mas que sejam simples e fáceis de ser entendidas. Jogos muito complexos podem reprimir a criatividade dos funcionários. Lembre-se, se optar por essa estratégia, é para ser uma reunião divertida!

Não faça reuniões em alta temporada
Para garantir maior produtividade, o ideal é reunir os funcionários para discutir ideias em momentos de pouca atividade da empresa. Dessa maneira, a equipe não estará pressionada por outros compromissos e estará voltada somente para a sugestão de ideias.
Dê uma resposta
Ao final de uma reunião, você terá em mãos uma série de ideias, algumas boas e outras ruins. Dar a sua opinião sobre o que surgiu durante o encontro é fundamental para criar uma cultura nos empregados. Eles saberão o que você considera bom ou não, e isso é fundamental. Explique por que algumas das ideias funcionam e outras não.
Recompense as melhores
Deixe que os participantes das reuniões votem nas melhores propostas e recompense os vencedores com um pequeno prêmio — mas muito reconhecimento. O ideal é que pelo menos uma das ideias que surjam durante a reunião seja colocada em prática, para que os funcionários vejam como a criatividade pode estar aliada aos bons resultados da empresa.

E na sua empresa, como são as reuniões? Você faz alguma coisa para incentivar a criatividade dos funcionários?